quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O Uso de Calças Compridas

No final da década de 50 a mulher não usava calça comprida, nem botas e outros acessórios de vestuário feminino comuns hoje. Este costume foi mudado na década de 60, onde a calça comprida também passou a fazer parte do vestuário das mulheres.
Com essa mudança surgiu uma questão: seria correto a mulher usar calça comprida que até então era um costume somente dos homens?
O texto mais citado por aqueles que proíbem o uso de calça para as mulheres é Deut. 22:5: "A mulher não usará roupa de homem, nem o homem veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao Senhor, teu Deus."
Este texto se refere, segundo seu contexto histórico, à roupas íntimas, pois na época o vestuário era praticamente o mesmo para ambos os sexos (geralmente a túnica). A idéia do texto é proibir o homossexualismo, e não proibir calça comprida para as mulheres ou qualquer tipo de vestuário específico. A verdade é que nesta época nem havia calça comprida como as de hoje, então, como dizer que esse verso as proíbe?
Deus não está preocupado com formas, mas com princípios. Não importa se um pedaço de pano é usado como saia ou calça, o que interessa é se é modesto, econômico, saudável e descente – esses são os princípios que a Bíblia e o Espírito de Profecia defendem.
A calça comprida não é proibida pela Palavra de Deus ou pelo Espírito de Profecia, mas segundo os princípios cristãos, não deve ser muito apertada a ponto de mostrar as formas do corpo e comprometer a saúde. Ela deve ser confortável e apropriada a cada sexo.
Em muitos casos, ela é indispensável, principalmente em esportes ou atividades físicas e sociais, mas deve se observar essas questões.
A verdade é que as calças femininas hoje não são, na sua maioria, apropriadas, pois são muito justas e sensuais. Porém há calças descentes, modestas e sociais, ou seja, em conformidade com os princípios da Bíblia e do Espírito de Profecia.
Hoje existem saias que são transparentes ou curtas demais. Mas nem por isso podemos generalizar e proibir o uso de saias. Assim também devemos ter sabedoria para distinguir uma calça apropriada e uma que não seja, e não proibi-la enfaticamente.
Até um tempo atrás poderíamos dizer que a calça comprida para mulheres era um vestuário de estilo não social, por isso seu uso era desaconselhado em atividades sociais. Hoje porém a calça já foi inserida nos trajes sociais finos e executivos. É comum ver uma mulher com calça social e blazer desempenhando atividades executivas e administrativas, onde o vestuário usado por homens na mesma função é o terno e gravata.
A Igreja Adventista faz uso, em vários níveis da organização, de calças compridas femininas (de acordo com os princípios que ela defende para qualquer vestuário) para usos específicos como colportagem e educação (alunos e professores).
Sobre a posição bíblica e do Espírito de Profecia acerca deste tema, temos um excelente artigo de Roberto Olsen, que pode de forma clara e objetiva, definir qual tem sido a posição da Igreja Adventista no tocante ao uso de calça para as mulheres (Roberto Olsen, Pode Uma Dama Cristã Usar Calça? Colégio da União do Pacífico. 6 de março de 1974). Citaremos suas conclusões:
1 - Sobre o texto de Deut. 22:5: “O texto em questão simplesmente adverte que os homens não deveriam vestir igual às mulheres. O mesmo nada diz acerca de calças e dificilmente pode ser usado como uma ordem absoluta contra o uso de tais peças de vestimentas para ambos os sexos. Nos tempos bíblicos nem os homens nem as mulheres usavam alguma coisa que se pareça com as calças modernas”.
2 – Sobre os textos do Espírito de Profecia, depois de analisar as principais citações de Ellen White sobre o vestuário, a conclusão foi a seguinte: “Não, Ellen White não proibiu o uso de calças compridas por parte das mulheres. O que ela objetou foi ‘eliminar a distinção na vestimenta de homens e mulheres’ (I Testemunhos, 460)”.
“Dificilmente é justificável a conclusão que os escritos de Ellen White se opõem ao uso de calças por parte das mulheres. Não obstante, se Ellen White vivesse hoje, faria uma exceção em relação do uso por parte das mulheres de roupas justas de qualquer tipo, ainda que fossem calças, jaquetas ou saias. Igualmente, teria algo desfavorável que dizer acerca do uso de mini saias. Mas, de acordo com a opinião de muitos, não protestaria contra o uso de calças ou trajes modestos que possibilitam a quem os usem conservar uma aparência feminina distintiva”.
Como fiéis devemos buscar seguir a risca os princípios do vestuário cristão, mas não devemos legislar sobre formas das vestimentas que estão dentro desses princípios. Se uma calça não é modesta ou descente, deve ser excluída do vestuário, assim como uma saia ou vestido que não seguem os parâmetros cristãos.
Por outro lado, se ela é descente, modesta e feminina, não há porque proibi-la. Vivemos numa cultura onde não é considerada homossexual uma mulher que usa calça, por isso, a distinção entre os sexos não é comprometida por esse tipo de vestimenta.
Se uma mulher não quer usar calça, não é pecado, desde que sua saúde e decência não sejam comprometidas (ex. Uma mulher usar saia em condições de frio extremo, não protegendo suas pernas; uma operária feminina usar saia para trocar lâmpadas de postes).
Note esta declaração do Espírito de Profecia:
“Seja qual for o comprimento do vestido, devem as mulheres vestir seus membros tão cabalmente como os homens. Isso se pode fazer usando calças forradas, terminadas num cadarço preso aos tornozelos, ou calças amplas, estreitando para os pés; e estas devem ser bastante compridas para ir até aos sapatos.” (Ellen White, Testemunhos para a Igreja, v. 1, p. 461) Procure cuidar bem do seu vestuário, e não do vestuário do próximo. A salvação é individual e ninguém deve achar na condição de modelo ou juiz nesta questão.


PR. YURI RAVEM Mestre em teologia e pastor da Igreja Adventista em Pelotas - RS. Casado com Andressa, mestre em educação. Editor Associado do Blog Nisto Cremos e Editor do Blog Igreja Adventista de Pelotas

3 comentários:

Adinajara de Cassia disse...

Sábias palavras, concordo plenamente.

Adinajara de Cassia

Anônimo disse...

Na verdade é uma curiosidade. Gostei muito do artigo e há muito tempo defendo isso. Agora, essa é a posição da IASD como denominação? Outra, a mesma posição é sustentada para o uso da calças na igreja? Porque, se é apropriada e é social e fina, deve ser adequada para o culto também. Qual é a posição da igreja Pastor? Atenciosamente.

Anônimo disse...

È iterressante anlisar que em serviço cristão pag 38,39 a serva do senhor diz;que a igreja está cheia de pecados,está em total apostasia e voltando para o Egito,e em Isaias 3:16ao24 as Filhas de sião deixaram as vestes de Deut 22:05 e começaram a vestir e colacar os adornos da deusa Istar,Isaias2:6,8o povo deDeus aceito o corrupção do Oriente idolatria estava por toda a terra e as mulheres se vestiam iguais a deusa Istar,deusa do amor,da fertilidade tec... hj as mulheres da iasd se vestem como maria;rute;tec..... ou como as prostituas de apoc 17;4,5 o livro testmunho para ministro pag 117,118diz:que os deuses pagãos estariam no mundo bem no fim do tempo,com sua forma de culto,danças,comidas,musicas,vestimentas etc...Lembra de Isaias 3:16 ao24 o anjo de DEus irá passar para assinalar os que vence o mundo e reflete a imagem de jesus, em isaias 3:23 as fihas de sião tinham espelho para ver sua imagem com quem elas pareciam com Jesus ou a deusa istar e hj vc e um Pagã da deusa istar ou mulher de modestia como diz:Paulo em I tim 2:9,10 ou vc é a deusa diana dos efesios. ler M.E vol I pag 12,13,14 titulo caminho estreito, vc sabiam que os primeiros a voltar para o egito são os pastores,um dia me asentei a mesa com mais de dez Pastore só três não comia carne o resto devora ler CSRA pag 407,408 a alimentação diz:se estamos indo para canaã ou egito e as veste,qual foi a ultima vez que viu um pastor pregar reforma da saúde na sua igreja nem precisa falar faz tanto tempo na minha igreja mas de dez anos só sermão daquele jeito Zaque, Bartimeu etc... agora o irmaõzinho que vegetariano que traz luz ,desperta a igreja esse pobre coitado e ridicularizado por acaso pode vir alguma coisa de Nazaré não so dos comedores de carne vcs já leram que que come carne ñ está de acordo com a mensagem do terceiro anjo os ministro ñ explico mas e só vc dexar de comprar calça que a irmã ellen whuite chamo de veste espirita pq as espiritas aderiram essas veste na sua época isso está testumho para igreja(publicação Sto andré)ler ev finais pag 71,72 vc precisa saber também que quem patroina tirar a vida das criaturas de Deus ñ receberá o selo(a lei de DEus diz:ñ matarás ler Prov 12:10)reforma,reforma eis a maior urgência do povo de Deus através do ministério do Espirito santo ea contemplação do amoravel Jesus.