Era o dia 1º abril de 2004 e eu chegava para iniciar mais uma jornada de trabalho no Colégio Adventista de Mogi das Cruzes e algo me chamou logo a atenção. Em várias paredes do colégio havia cartazes inscritos: "Não deixe de ler ainda hoje na Bíblia o livro de S. João 8:44". A princípio achei estranho e ao mesmo tempo curioso e sem me recordar do texto e sem saber quem foi que colocou aqueles cartazes imediatamente peguei minha Bíblia e ainda na hora do culto pela manhã li esta passagem e ai relacionei que aquele dia era então o internacionalmente conhecido Dia da Mentira...
De lá para cá tenho refletido muito sobre o tema da mentira e pasmem, pesquisando, não achei em lugar nenhum e em cidade alguma do mundo a comemoração do Dia da Verdade. Por que será? A única referência encontrada que aliás, me deixou bastante confortado, foi que alguém disse que todos os outros 364 dias devem ser considerados e vividos para se dizer sempre a verdade. Bacana?! Mas dizemos sempre a verdade, custe o que custar?
Ellen White tem um texto no livro Educação p. 57 bastante motivador para todo aquele que de fato é cristão. Vejamos:
"A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus".
Estive reparando em minha vida e na vida de outras pessoas, o quanto mentimos; quer exemplos? Ligam em casa e pedimos para falar que não estamos; pedem esmola e mesmo tendo dinheiro e condições de doar, dizemos que não temos; falamos que a pessoa está bonita, mesmo não estando, chegamos atrasados e arrumamos um desculpa qualquer, etc.
Sabe por que? Falar a verdade nem sempre é fácil. Às vezes temos medo de magoar e preferímos mentir, até mesmo para ficarmos bem em determinada situação.
Mas a Bíblia diz que devemos sempre falar a verdade.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário